sexta-feira, 21 de setembro de 2007

TARZAN EM SEU LABIRINTO


Uma noticia ao mesmo tempo melancólica e evocativa: morreu o filho do Tarzan. O filho verdadeiro. Não aquele das selvas que a censura da época não permitiu que ele gerasse com Jane no calor de uma noite de verão em sua cabana no topo de uma árvore africana. Esse filho, loiro e de olhos azuis não veio pelas asas da cegonha, mas trouxe-o um prosaico avião desgovernado que caiu na floresta e ele salvou com seu grito que arregimentava um exército de elefantes. Esse filho - o Boy - parece que ainda vive setentão num bairro de San Francisco que ostenta o pouco simpático nome de CHULA VISTA. Sei disso porque não pouco tempo troquei e-mails com ele pelas asas da saudade e da Internet.

O filho de Tarzan que faleceu nestes dias não foi gerado pela ficção do cinema. Nasceu de um dos primeiros casamentos de John Weissmuller, num orgasmo indiferente à censura americana que tolheu o cinema por muitos anos e que foi o mais veraz Tarzan do cinema. Recebeu o nome famoso do pai, mas não herdou a sua fama nem a beleza olímpica que lhe valeu o inesquecível personagem nas telas de todo o mundo. O Tarzan Junior morreu anônimo e apenas uma revista de cinema que cultua os velhos ídolos de Hollywood e a eles e seus correlatos dedica uma seção de obituários deu a infausta notícia. Pelo breve texto fica-se sabendo que também se dedicou ao cinema sem sucesso algum. Não passou de um nome perdido nos créditos do final da projeção de alguns poucos filmes.

Talvez o que tenha feito de melhor foi escrever uma biografia de seu pai famoso à qual deu o nome de TARZAN, MY FATHER que eu gostaria de ler. Se alguém tiver o livro me empreste, por favor. Quero saber mais desse herói que acalentou minhas matinês perdidas no tempo e sepultadas no antigo Cine São José da pequena cidade de Osvaldo Cruz. Quero me entristecer mais uma vez de saudades como me doeu no coração saber que o atlético e destemido Tarzan também um dia morreu quase anônimo depois de consumir suas derradeiras chamas de glória numa casa noturna de Acapulco que dedicava a ele uma pequeno espaço na noite dos turistas quando lhe cabia subir cambaleante ao palco para arremedar seu grito de antigamente e com esse esgar ridículo ganhar os trocados de seu último sustento.





Um comentário:

f.marques.s@hotmail.com disse...

Caro amigo, também sou fã nostálgico desse que nos encantou com suas aventuras no cinema: Johnny Weissmuler e fico muito triste quando vejo fotos de seus últimos danos. É uma pena que o cinema não tenha dado a ele oportunidades em outros papéis que, com certeza, se sairia tão bem quanto o que o imortalizou. Gostei imensamente de seu comentário sobre o filho de tarzan, o filho verdadeiro, e não Johnny Sherfield. Tenho um trabalho ainda inédito sobre o ator que eu gostaria de enviá-lo pra sua apreciação. É apenas um pequeno trabalho de fã para outro fã. Gostaria também de saber onde encontrar esse livro do Jr.