sexta-feira, 21 de setembro de 2007

UMA VIOLA DE DIAMANTES


A biografia de Truman Capote no cinema me emocionou. Autor bissexto Capote foi um escritor muito irregular. Mesmo assim considerado dos maiores nos Estados Unidos no século vinte. Sua obra pra valer se resume a dois livros: Bonequinha de Luxo e A Sangue Frio. Conheci-o através de um conto que de vez em quando releio e que de certa forma é premonitório de seu contado com os dois jovens criminosos que assassinaram uma família indefesa no Kansas, tema de A Sangue Frio sua obra definitiva. Uma Viola de Diamantes é a pequena história de um romântico delinqüente latino que cumpre pena por roubo numa granja prisional e que nas noites de luar costuma dedilhar sua viola cravejada de falsos diamante. Tão sem valor como sua própria vida. No frio dormitório da prisão coube-lhe um catre ao lado de Mr. Schaeffer, outro prisioneiro já de idade avançada. Ambos se afeiçoam. Numa manhã nevoenta ambos põem em prática um audacioso plano de fuga. O velho sabe que não terá forças para transpor os limites da prisão e quer apenas ajudar o amigo que tem pela frente uma vida inteira enquanto ele só tem a morte. Tico Feo é o nome do rapaz que ajudado pelo vigor de sua juventude ganha el mundo e Mr. Schaeffers herda, apenas, sua viola de diamantes que mal dedilha nas noites solitárias imaginando o amigo, quem sabe, cruzando uma rua sórdida de La Habana.

Truman Capote, foi ele mesmo o melhor personagem de suas histórias. Um renomado e incorrigível enfant terrible até morrer ao sessenta anos por excesso de alcholl e comprimidos. O filme não conta toda sua vida restringindo-se ao período em que se relacionou com os dois criminosos e com os quais veio a ter uma controvertida relação de afeto e cinismo. Como o velho prisioneiro do conto também se apaixonou por um dos jovens condenados à morte. Histriônico e careteiro tinha voz melosa e fazia coreografias com as mãos ao falar. O conteúdo de suas frases era sempre carregado de ironias e maledicências. Dava festas fabulosas e era atração esperada em todas as outras até que caiu em desgraça e passou longos anos no ostracismo pelas maldades que cometeria até que cometeu algumas que o high society nova-iorquino não lhe perdoou aplicando-lhe o devido corretivo.

Como as duas figuras que biografou no romance-reportagem A Sangue Frio ele também era filho escorraçado de uma família desorganizada que foi sempre indiferente a sua educação e seu futuro. Sentia-se como se fosse da mesma família dos condenados. Como se eles tivessem saídos para o mundo pela porta dos fundos enquanto que ele saiu para porta da frente. Tiveram destinos diferentes mas oriundos da mesma matéria humana.


====================================================================

Nenhum comentário: